3 Razões para Estabelecer uma Cultura de Ética em sua Empresa

Uma cultura de ética pode aumentar sua reputação pública, produtividade e resultados financeiros. Conheça os 3 principais motivadores para fomentar a ética organizacional.

 

Quase um em cada três funcionários se sente pressionado a se comportar de maneira antiética no trabalho. Eles podem sentir a necessidade de burlar as regras para apaziguar seu gerente, atingir uma meta ou avançar em sua carreira.

Ter um código de ética não é suficiente. Para administrar uma empresa ética, você precisa cumprir essas políticas, dar o exemplo e incorporar a ética em suas operações diárias.

Entre os muitos benefícios de fomentar a ética em sua organização, elenquei neste artigo os que para mim são os 3 mais relevantes.

 

  1. Sua reputação pública vai melhorar

 

As pessoas podem acessar mais informações com mais rapidez do que nunca. Como resultado, a história de uma empresa, mensagens públicas e até mesmo a equipe atual são informações publicamente disponíveis, e tudo o que é necessário é uma busca no Google por um funcionário em potencial para encontrá-las.

Só por esse motivo, a ética da empresa é mais importante do que nas últimas décadas; um escândalo ou violação da ética durará potencialmente anos.

Estabelecer uma cultura de ética em seu local de trabalho pode ajudá-lo a evitar escândalos. Os funcionários estarão mais propensos a se comportar de forma ética e diminuirão seu nível de aceitação ao comportamento antiético por outros colaboradores.

Mostrar seu compromisso com práticas comerciais éticas também pode construir a lealdade do cliente e do investidor. Um estudo descobriu que 62% dos consumidores disseram que escolheram uma marca com base em seus valores éticos. Da mesma forma, “se uma empresa é percebida como não operando de forma ética, os investidores ficam menos inclinados a comprar ações ou apoiar suas operações”, diz a profissional de educação financeira Melissa Horton.

Ao conduzir negócios éticos, você construirá e protegerá sua reputação como uma marca valiosa, atraindo novos clientes e investidores e mantendo os existentes.

 

  1. Você protegerá melhor seus ativos

 

Quanto menos você aplicar suas políticas de ética, menos provável que os funcionários as sigam. É simples assim.

Um estudo da Anti-Fraud Collaboration descobriu que “uma abordagem proativa da cultura pode impedir vários tipos de má conduta e promover comportamentos que podem aumentar o moral e a produtividade”. Eles também observam que “uma cultura forte protege contra todos os três lados do triângulo da fraude, uma estrutura que ilustra os fatores que podem motivar as pessoas a cometer fraudes: pressão, oportunidade e racionalização”.

Uma cultura ética pode impedir fraudes e roubos por uma série de razões. Por exemplo:

 

  • Quando os funcionários não estão sujeitos a competição injusta ou intensa por promoções e comissões, eles são menos propensos a seguir caminhos antiéticos para atingir uma meta.
  • Mostrar respeito e apoio aumenta a lealdade dos funcionários, para que eles não queiram roubar de você.
  • Quando os funcionários recebem os benefícios e a remuneração que merecem, eles têm menos necessidade financeira e racionalização para fraudes.
  • Contratar funcionários éticos desde o início reduz o risco de fraude e comportamentos nocivos de todos os tipos (assédio moral, assédio sexual, suborno, furto, etc).

 

  1. Os funcionários serão mais felizes

 

Uma das razões mais importantes para estabelecer uma cultura de ética em seu local de trabalho é a felicidade do funcionário. Quando você enfatiza a ética, os funcionários têm um melhor senso de pertencimento e se sentem menos estressados ​​sem uma competição agressiva e solicitações questionáveis ​​de seus gerentes.

Políticas de ética claras facilitam a tomada de decisões, permitindo que os funcionários se concentrem em fazer seu trabalho da melhor forma. Quando eles não precisam escolher entre a ética e o sucesso, a saúde mental dos funcionários vai melhorar e, por sua vez, a “vibração” do seu local de trabalho.

Uma cultura de local de trabalho ética e positiva também promove a produtividade. Na verdade, um estudo da Universidade de Oxford descobriu que funcionários felizes são 13% mais produtivos. Sem a atitude competitiva de vencer a qualquer custo, as empresas com culturas de ética também veem melhores relacionamentos de equipe. Um trabalho em equipe mais forte pode, por sua vez, levar a ideias, motivação e inovação mais fluidas.

Administrar uma organização ética não é apenas uma forma de evitar multas ou processos judiciais. Quando você se compromete com uma cultura de ética, você melhora todos os aspectos do seu negócio: finanças, bem-estar dos funcionários, proteção de ativos e engenhosidade.

 

Será que você está atuando de forma adequada para criar um ambiente ético em sua companhia?

 

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