“A maioria das coisas pode ser encontrada ou entendida por meio de um MAPA. O Mapa é um modo de participarmos das percepções de outras pessoas. è uma forma padronizada que nos dá recursos para compreender ideias, lugares, situações e é uma ferramenta rigorosa e confiável, que segue princípios, regras e medidas” ( Wurman, Richard Saul – Ansiedade da Informação 2).

Vivemos em um mundo onde a velocidade impulsionada pelos processos de inovação que recaem principalmente nos recursos tecnológicos e humanos irão preparar organizações e pessoas para novas Certificações Éticas.

É mister, que os velhos valores éticos (valores tradicionais) que aplicamos ao longo de nossas vidas, irão exigir de nós um novo esforço para que sejam notados pelos outros. Com este advento de mudança sabemos que será inevitável cenários de adoração entre os novos paradigmas tecnológicos que virão acoplados a adoração de novas virtudes como também a execração de novos defeitos.

Assim, só podemos afirmar com 100% de certeza que a geração atual que está na gestão e comando das organizações deve estar atenta em buscar o equilíbrio sobre uma transição em face dos recursos humanos e tecnológicos formados em uma era (passado) que está deixando de existir e estar sendo crescentemente chamada a reagir numa outra era de tecnologia e recursos humanos que acaba de surgir.

Com o inevitável cenário acima descrito, sabemos que diferentes estágios tecnológicos implicam diretamente em diferentes estágios morais, isso significa que os atuais líderes deverão empreender esforços para identificar, analisar e tratar o risco de novas transgressões (que antes não eram possíveis) ou de velhas transgressões (que agora possam ser mais fáceis de comprovar).

Voltando ao raciocínio de Wurman em relação aos Mapas, podemos afirmar que é necessário mapear permanentemente esse novo terreno que implica na Cadeia de Valores Éticos da sua organização, para identificar antigos condicionamentos que venham a ser renovados, assim que novas possibilidades de transgressão ou de exposição de transgressões, com as quais a sociedade nunca lidou.

Neste sentido, é preciso preparar se para um novo ambiente de transparência, imposto de fora para dentro, pelo arsenal de tecnologia à disposição das pessoas (recursos humanos), isso vale para as pessoas jurídicas, más inclui as pessoas físicas. Lembre-se: Novas Tecnologias significam um ambiente de maior permeabilidade Ética!

Finalmente, precisamos mesmo de uma Mapeamento da Cadeia de Valores Éticos?

Para responder a essas perguntas devemos fazer uma reflexão sobre os propósitos abaixo:

  • Definir comportamentos aceitáveis;
  • Promover altos padrões de comportamento;
  • Servir de “benchmark” para participantes de mercado;
  • Reforçar e consolidar a imagem reputacional da organização;
  • Estabelecer diretrizes de comportamento e responsabilidade profissional;

 

O Capital Humano é o recurso de maior valor pela sua capacidade intelectual e capacitação técnica, enquanto que a conduta ética e moral são as variáveis mais complexas de serem analisadas, logo as de maior potencial de vantagem competitiva.